No comments yet

ESTUDO DE CÉLULAS – Uma vida com propósitos – Parte 4

Você sabia que nasceu nessa terra para cumprir um propósito divino? Deus tem um propósito nesta terra estabelecido para cada um de seus filhos. Precisamos aprofundar nosso relacionamento com o Pai, para que possamos conhecer o plano específico que Ele tem para cada um de nós, e mais do que conhecer, viver, caminhar dentro do propósito que o Senhor tem para nós. Ester, era uma jovem judia, que provavelmente perdeu muito cedo seus pais, pois fora criada por um tio chamado Mardoqueu. Neste tempo, Assuero, rei da Pérsia estava à procura de uma nova esposa, pois havia passado por uma decepção com a rainha Vasti, e esta foi punida do seu reino. Várias jovens virgens foram selecionadas e passaram um longo período recebendo um tratamento de beleza a fim de se apresentarem ao Rei para a seleção final. Porém, Deus tinha um propósito a cumprir através da vida de Ester e ela achou graça aos olhos do rei Assuero e foi nomeada rainha no lugar de Vasti.

Existia uma trama, de um homem maligno, que era conselheiro do rei, chamado Hamã, para exterminar todo povo judeu, e o papel de Ester foi fundamental para desfazer toda trama maligna que havia sido projetada para destruir o povo de Deus e ser instrumento de livramento e salvação.

 

  • Sendo sensíveis a voz de Deus para conhecer o Seu propósito (Ester 4:4-5)

Ester havia conquistado uma posição muito cobiçada na sociedade, uma posição de honra, mas ela não deixou o orgulho dominar seu coração, antes, demonstrou humildade e um coração sensibilizado com a causa divina.  Ester teve um coração sensível para procurar saber o que estava acontecendo com seu tio, Mardoqueu, para tentar tirá-lo daquela situação de tristeza, de humilhação que estava passando. Mardoqueu era um servo do Senhor, e podemos dizer que foi o porta voz de Deus para orientar Ester a cumprir a sua missão nesta terra. Ester foi sensível para ouvir a voz do Espírito Santo e obedecer, ainda que isso pudesse custar a sua própria vida. Mesmo que Ester houvesse hesitado por um instante a cumprir seu propósito, as sábias e confrontantes palavras de Mardoqueu a fizeram enxergar que ela havia chegado àquela posição de rainha a fim de cumprir um propósito divino e não para sua satisfação pessoal.

Ler Hebreus 3:7-9 e pergunte aos participantes da célula: Você se considera uma pessoa sensível a voz do Espírito Santo? De que forma demonstramos ter um coração sensível a voz do Senhor?

 Deus pode falar conosco de diversas formas, enquanto oramos, durante a meditação na Palavra, através de uma pregação, seja no culto, ou na célula, um vídeo, como também através de nossos líderes, pastores, irmãos na fé, ou ainda através de uma situação que passamos em nossa vida. As vezes Deus tenta falar conosco sobre algum aspecto de nossa vida usando vários meios. A questão é: nós estamos com o coração sensível para ouvir a Deus ou permitimos que nosso coração se endureça porque o que Deus nos pede contraria a nossa vontade própria? O Espírito Santo é educado, ele nos instrui, mas não nos obriga a nada, porém quando rejeitamos a voz do Espírito Santo, nosso coração começa a ficar endurecido, e cada vez mais nos distanciamos do propósito que o Pai projetou para nossa vida.

 

  • Demonstrando atitudes corretas diante da instrução divina

Ester 4:15-17

Ao ouvir a instrução de Mardoqueu, Ester agiu imediatamente. Primeiramente ela buscou se preparar espiritualmente para essa grande batalha que enfrentaria, assim como pediu que todos de seu povo também estivessem em unidade na preparação espiritual por essa causa. Com isso ela demonstrou que sua confiança estava apoiada totalmente no Senhor e não em si mesma. Ester fez aquilo que cabia a ela fazer, se revestiu espiritualmente e depois se embelezou da forma que agradava o rei, pois sabia que o impossível somente Deus podia realizar.

Não era fácil para Ester entrar na presença do rei para desfazer essa trama maligna, pois, de acordo com o costume da época, qualquer pessoa (mesmo a rainha) que entrasse na presença do rei, sem ter sido convidada por ele poderia ser punida com pena de morte, a não ser que ele estendesse seu cetro para ela. Ester enfrentou seus medos e corajosamente entrou na presença do rei Assuero sem ter sido convidada. O rei estendeu o seu cetro para Ester, mas na verdade antes de Assuero estender o cetro, o favor de Deus já estava na vida dela, Ester já havia achado graça aos olhos do Rei dos reis, e por isso ela conseguiu obter vitória, não somente entrando na presença do rei para fazer uma petição, mas para cumprir a missão de ser instrumento de livramento e salvação ao povo judeu.

Todo propósito de Deus na vida de alguém tem como objetivo abençoar pessoas. Assim como Deus usou Ester, ele também quer nos usar para sermos instrumentos de livramento e salvação na vida de muitas pessoas, inclusive na de nossa própria família. Mas precisamos estar sensíveis para ouvir a voz do Espírito Santo e obedecer, pois, assim cumpriremos nesta terra o propósito que Ele projetou para cada um de nós. Que nossa oração seja para que tenhamos um coração sensível e obediente para conhecer e viver o propósito que o Senhor tem para nossa vida.

No amor de Cristo,

Apª Fabiane Bastos

Palavra de Oferta

 

Precisamos entender a importância e o privilégio de semearmos no Reino de Deus. Nós somos os responsáveis para ampliar o Reino de Deus aqui na terra. A Bíblia diz que “os céus são os céus do Senhor, mas a terra Ele deu aos filhos dos homens” Salmos 115:16. A Igreja primitiva entendeu essa verdade, a Bíblia diz que os irmãos ofertavam de maneira liberal, pois tinham o desejo de ver seu território conquistado (At 2:45). Quando nós entregamos os nossos dízimos, estamos devolvendo aquilo que não é nosso. O dízimo é 10% daquilo que você ganha. Quando você entrega o seu dízimo, você está dizendo através desta ação que você confia em Deus em relação as suas finanças. Seja um dizimista fiel, Deus trabalha com nossa fé. Quem não dizima fecha as portas para ação do sobrenatural de Deus em sua vida. As ofertas demonstram nosso amor ao Reino, a nossa fé, a generosidade e liberalidade de nosso coração. Seja dizimista e ofertante fiel na casa de Deus e você verá o que Deus fará em sua vida.

Avisos:

 

  • SÁBADO: REDE JUMP ÀS 19:00
  • DOMINGO: ESCOLA DE LÍDERES ÀS 8:30 NO COLÉGIO SERAFIM
  • DOMINGO: CULTO DE CELEBRAÇÃO E CHEGADA DO ENCONTRO ÀS 18:00 HS
  • SEGUNDA: PÓS-ENCONTRO ÀS 19:30

Uma vida com propósito parte 4

Post a comment