No comments yet

ESTUDO DE CÉLULAS – Tempo de avançar – III

Tema: Tempo de avançar – III

Texto: Js1: 1-9; 5:12

Pergunte aos participantes da célula: Quais são as coisas novas, da parte de Deus, que você deseja experimentar neste ano de 2018?

Foram 30 dias pranteando a morte de Moisés junto com o povo de Israel. Moisés fora um líder admirável, que falava face a face com o Senhor, que foi usado para manifestar prodígios e maravilhas como nenhum outro. Mas o tempo de luto já havia se cumprido, era tempo do povo de Israel avançar. Josué fora escolhido por Deus para cumprir uma extraordinária missão, liderar o povo de Israel rumo a Terra prometida, e para ser bem sucedido em sua missão precisava ter o posicionamento correto. Deus fala com Josué, e dá a ele as instruções necessárias para avançar e ser bem sucedido nessa tarefa.

Já fizeram milhares de anos que essas ordens foram dadas para Josué, mas elas continuam sendo validas e relevantes para que nós também alcancemos o êxito em nossa missão nesta terra. Através desta história podemos aprender sobre fatores importantes para termos avanços significativos neste ano de 2018.

1- Levante-se (Js 1:2)

Possivelmente o coração de Josué ainda estava entristecido pela perca de alguém tão especial na sua vida, além dos temores que o cercavam diante do grande desafio que estava diante dele. Por isso a primeira ordem de Deus para ele foi: Levanta-te! Deus havia respeitado o tempo de luto de Josué e do povo, mas este já havia se cumprido, agora era tempo de olharem para frente e avançarem para o que Deus havia reservado para suas vidas.

Lemos em Josué 5 que o povo de Israel provaram das novidades da terra prometida. Ninguém experimenta das novidades de Deus se primeiro não tiver a atitude de se levantar para cumprir o que Deus ordena. Levantar-se é uma ação, levantar-se fala de um posicionamento, levantar-se é sair do lugar de acomodação, sair de um estado que nos aprisiona. Se você ainda está preso a alguma situação do passado, talvez a um sentimento, a um complexo, ou se você está acomodado em sua vida espiritual, ministerial, familiar ou profissional, ouça a voz do Senhor te chamando hoje: Levanta-te! É tempo de avançarmos! Você percebe em alguma área de sua vida, que precisa se levantar? Faça essa avaliação.

2- Esforça-te e tenha bom ânimo (Js 1:6,7,9)

Pergunte aos participantes da célula: De acordo com o texto, qual seria o resultado de Josué, se este dedicasse esforço e bom ânimo à tarefa que Deus confiou a ele?

Por 3 vezes Deus exortou Josué a se esforçar e a ter bom ânimo. A nova tarefa de Josué consistia em liderar mais de 2 milhões de pessoas em uma estranha e nova terra e conquistá-la. Que desafio! Mesmo para um homem do calibre de Josué! Mas Josué ouviu a voz de Deus e escolheu obedecer, enfrentar seus temores, vencer os gigantes internos e externos.

Esforço e bom ânimo são elementos fundamentais para conseguirmos avançar em qualquer tarefa que nos propusermos a fazer. Qualquer profissão exige qualificação, e se for universitária por exemplo, a pessoa vai passar horas, meses, anos estudando, se preparando, para se tornar um bom profissional,

e se não se esforçar ou se desanimar, vai ficar no meio do caminho. Quem cresce ou é promovido no seu trabalho secular é porque se esforçou e manteve o bom ânimo mesmo nos dias difíceis. No Reino não é diferente, também teremos que nos esforçar e ter bom ânimo para cumprir a tarefa que Deus nos designou.

Assim como o Senhor esteve com Josué, ele também está conosco quando enfrentamos novos desafios. Nosso desafio pode não ser conquistar nações, mas diariamente enfrentamos situações difíceis, tentações, lidamos com pessoas atribuladas, lutamos para conquistar vidas para Cristo. Precisamos ter consciência de que o Senhor está conosco em todos os momentos, os bons e os maus, e se tivermos bom ânimo e pedirmos a Sua direção, venceremos muitos desafios da vida.

3- Medite constantemente na Palavra e seja guiado por Ela (Js 1:7,8)

Pergunte aos participantes: De acordo com o texto, o êxito da missão de Josué dependia de qual fator?

Deus deixou claro para Josué, o fator que iria fazê-lo prosperar no seu caminho, o fator que iria dar a ele prudência para conduzir aquela multidão rumo a terra prometida. Qualquer passo na direção errada poderia fazê-lo fracassar em sua missão. Não se desvie nem para a esquerda, nem para direita! Tenhas o cuidado de fazer tudo quanto está escrito no livro da lei! O sucesso de Josué não está relacionado a sua inteligência, nem a sua força ou coragem, mas a sua obediência em meditar incessantemente na Lei do Senhor, aplicando cada princípio da Palavra na sua vida diária. Imagine quão grande era a demanda de Josué, quantas pessoas ele teve que instruir, quantas batalhas teve que enfrentar, mas o seu trabalho, as suas importantes ocupações, não foram desculpas para ele ter uma vida rasa na Palavra. Josué alcançou não somente sucesso, mas foi um homem realizado, por ter ajudado uma nação inteira a habitar na terra prometida.

Deus ordena que guardemos a Sua Palavra em nosso coração, em nossa mente, para que tenhamos prudência em tudo que viermos a fazer, para que em cada situação de nossa vida venhamos agir segundo seus princípios e não guiados pela nossa carne ou pensamentos equivocados. Mas a Palavra só estará em nosso coração se estivermos constantemente meditando Nela. Você tem priorizado a meditação bíblica? Tem aplicado os princípios em sua vida diária?

É tempo de avançarmos. Assim como Josué vamos ouvir as instruções divinas, nos levantar de toda situação que tenta nos paralisar, manteremos o bom ânimo e nos esforçaremos diante dos desafios, e sobretudo vamos priorizar a Palavra, viver a Palavra, e certamente prosperaremos em todo trabalho de nossas mãos. Você está disposto a seguir essas instruções divinas?

(Finalize orando com todos)

No amor de Cristo,

Sua pastora, Fabiane Bastos

Post a comment