ESTUDO DE CÉLULA

Tema: VIVENDO O IMPOSSÍVEL – parte III

Pergunte aos participantes: Nas duas últimas células estudamos sobre personagens bíblicos que experimentaram milagres de Deus, você se lembra deles? O que esses personagens tinham em comum? Qual lição você aprendeu com a história deles?

TEXTO: Mc 6:30-44

Hoje, iremos compartilhar sobre mais uma história bíblica, onde existia um impossível, onde os discípulos não enxergavam uma solução, mas milagrosamente Jesus fez algo extraordinário e surpreendeu a todos. Vemos nesta história a manifestação de um milagre chamado: provisão abundante. Existia uma multidão faminta, 5.000 mil homens, fora as mulheres e crianças que não eram contados, estes haviam passado o dia atrás de Jesus para ouvir seus ensinamentos e receber de seus milagres. Jesus não queria despedir essa multidão para suas casas, sem antes dar a elas também o alimento físico, e operou um milagre extraordinário para demonstrar a grandeza do Seu poder e de Seu amor para com as vidas. Através desta história aprendemos que Jesus não quer apenas manifestar milagres em nossa vida e em nossa família, mas Ele também deseja nos usar para sermos o canal para manifestar o impossível de Deus na vida das pessoas.

Ø Devemos fazer tudo que for possível e confiar o impossível ao Senhor

Pergunte: Você já recebeu uma tarefa aparentemente impossível de ser realizada? Como você reagiu?

Jesus ordenou aos seus discípulos: Dai-lhe-vós de comer! Imagine a reação de espanto dos discípulos, olhando um para o outro, diante da impossibilidade do pedido de Jesus! Eles não tinham o dinheiro suficiente para comprar alimento para tanta gente, talvez começaram a colocar a mão no bolso e contar o dinheiro para ver se daria para fazer uma cotinha, mas era necessário um valor muito alto para alimentar a multidão. Os discípulos fizeram alguns cálculos e viram que era impossível comprarem pão para tanta gente. Eles estavam olhando a situação por uma ótica humana, limitada, porém Jesus já tinha em mente o milagre que estava prestes a realizar naquele lugar. Jesus queria ensinar-lhes que os recursos financeiros não são os mais importantes, não podemos limitar o que Deus faz por nós calculando o que é e o que não é possível. Se o Senhor nos dá uma tarefa impossível devemos nos esforçar para fazer tudo o que for possível e confiar a Deus aquilo que é impossível. Os discípulos fizeram tudo o que podiam ao reunir o alimento disponível e organizar as pessoas em grupos, e depois de obedecerem ao comando do Mestre, eles viram o impossível se materializando diante dos seus olhos.

Ø O pouco que temos quando confiado ao Senhor pode ser multiplicado de forma extraordinária ( Jo 6:5-11)

Pergunte: Alguma vez você já pensou que o que tinha (em relação a tudo, recursos, talentos, tempo…) era muito pouco para colaborar no avanço do Reino Deus? Qual é o ‘pouco’ que você tem, que ainda falta entregar para Jesus, a fim de abençoar vidas?

Dentre tantos discípulos, um garoto, que sequer sabemos o nome se levantou para fazer história com o pouco que tinha. Será que discípulos realmente não tinham nenhum recurso disponível em suas bolsas? Podemos imaginar que eles tinham sim, mas como sabiam que não tinham o suficiente, por isso nada deram. Mas, de repente aparece um menino na história trazendo 5 pães e 2 peixinhos. Possivelmente os discípulos se entreolharam e pensaram, o que vamos fazer com tão pouco? Isso não dá para saciar nem uma família direito! Mas era exatamente o que Jesus estava esperando para manifestar o milagre: uma oferta de amor e sacrifício. Esse menino podia ter ocultado o seu lanche, afinal, era tão pouco, mas fez questão de oferecê-lo ao Senhor. O menino ofertou o pouco que tinha e isso fez toda a diferença. Jesus tomou os 5 pães e os 2 peixes, e depois de haver dado graças, o repartiu entre os discípulos, e estes repartiram com toda multidão que estava assentada. Todos foram saciados e ainda sobrou doze cestos cheios de pão.

Muitas pessoas pensam que tem tão pouco a oferecer a Deus, que muitas vezes perdem grandes oportunidades de Deus usá-las. Nossas finanças, nosso tempo, nossa disposição em servir, em levar o evangelho, em cuidar de uma vida, tudo pode ser uma oferta para Deus que vai agradar o Seu coração. Todos podem contribuir de alguma forma no Reino de Deus, se houver disposição verdadeira no coração, qualquer pessoa pode se transformar em um agente de milagres, pode ser canal para manifestação do sobrenatural de Deus. Se nada oferecermos para Deus, Ele nada terá para usar, mas Ele pode usar o pouco que temos e transformá-lo em muito. Quando damos o primeiro passo, nos colocando à disposição de Deus, Ele nos mostra o quanto podemos ser usados em Sua obra, para avançarmos com o Seu Reino nesta terra

Nada é impossível para o nosso Deus. Ele pode fazer coisas que estão além de nossa imaginação. No milagre da multiplicação, além de todos serem saciados de forma sobrenatural, ainda sobraram 12 cestos cheios de pão. Isso é incrível! Sobrenatural! Podemos compreender que Deus usa tudo que podemos oferecer a Ele, em termos de tempo, habilidade ou recursos e multiplica além das nossas maiores expectativas. Você pode se surpreender com o que Deus pode realizar através da sua vida. Se coloque a disposição do Senhor, não olhe para suas limitações, coloque seus olhos no grandioso Deus que tem poder para manifestar o impossível em sua vida e através da sua vida!

Finalize orando com todos, para que os milagres de Deus se manifestem em suas vidas e que cada um possa se levantar com paixão e ser agente de milagres nessa geração.

No amor de Cristo,

Apóstola Fabiane Bastos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *