Estudo de Célula – VIVENDO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Tema: VIVENDO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Texto: Rm 12: 1,2 João 21:1-14; Sl 40:8

Pergunte aos participantes da célula: Em sua opinião, o que é viver no centro da vontade de Deus?

Você sabia que o melhor lugar para nós vivermos nesta terra é no centro da vontade Deus? Em Romanos 12:1,2 a Palavra nos diz que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, e é nela que devemos viver. Porém, viver no centro da vontade de Deus tem sido um desafio para cada um de nós, pois sempre surgirão circunstâncias contrárias, sempre o mundo nos pressionará, a tomarmos decisões que contrariam a vontade do Senhor, e é nestes momentos que provaremos que somos verdadeiramente discípulos de Jesus e queremos viver os propósitos Dele para nós.

Lemos neste texto de João 21, que Jesus apareceu em pleno mar de Tiberíades, também chamado mar da Galiléia, para 7 discípulos, os quais haviam recebido, juntamente com os demais discípulos, uma ordem para não se ausentarem de Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder, mas, infelizmente, talvez pela necessidade ou pela demora do cumprimento da promessa, resolveram dar uma voltinha pela Galiléia, a fim de fazer uma pescaria, e embora não estivesse fazendo nada errado aparentemente, com essa atitude eles saíram do centro da vontade de Deus. Hoje, nós vamos aprender com esta história, sobre algumas consequências que colhemos quando saímos do centro da vontade de Deus, e de que forma conseguimos voltar ao propósito.

1- Projetos são frustrados quando saímos do centro da vontade de Deus. (Jo 21:3b)

Aqueles discípulos que saíram a pescar tinham experiência no assunto, não eram amadores. Você acha que seria uma coincidência eles não terem pescado nada naquela noite? Podemos concluir que não, pois como profissionais no quesito pescaria eles não teriam ido ao mar sem estudar as possibilidades daquela noite, e não pegar sequer um peixinho, a noite toda tentando, é muita ‘zica’ não é mesmo? Eles não tiveram êxito em sua pescaria porque haviam saído do centro da vontade de Deus. E assim acontece com todo cristão que se distancia da vontade de Deus, muitas coisas dão errado, muitas portas se fecham, porque o nosso lugar de êxito é no lugar onde Deus quer que estejamos, é fazendo aquilo que o Senhor deseja que façamos, e não em outro lugar. Qual é o maior obstáculo que tem se levantado na sua vida para você não viver no centro da vontade de Deus? (Deixe aberto se um ou dois discípulos quiserem compartilhar)

2- Não conseguimos perceber a manifestação da Presença de Deus quando saímos do centro da Sua vontade. (vs.4)

Depois de ressurreto, Jesus já havia aparecido para os discípulos duas vezes e mesmo assim, eles ainda não conseguiram reconhecer o Messias. Quando um discípulo se distância da vontade de Deus para sua vida, ele não consegue mais perceber a Presença de Deus, vai ficando insensível a voz do Senhor. Em muitos casos, isso acontece aos poucos e a pessoa não vai se dando conta, de que suas escolhas erradas estão a distanciando do propósito que Deus havia estabelecido para sua vida. É necessário avaliarmos a nossa vida espiritual constantemente, perceber se estamos caminhando no propósito que Deus estabeleceu para nós ou se estamos vivendo de acordo com a nossa própria vontade, pois sair do centro da vontade de Deus, pode levar uma pessoa a outro estágio, que é o da indiferença espiritual. Quando uma pessoa se encontra nessa condição, mesmo quando ela vai aos cultos ou a célula, o faz apenas por religiosidade ou

obrigação, pois ela já não tem mais prazer na Palavra do Senhor. Reflita, você tem sido uma pessoa sensível a voz do Senhor? Você tem prazer em estar na presença do Senhor e na Casa do Pai?

3- Quando saímos do centro da vontade de Deus, Ele nos encontra de mãos vazias. (vs.5)

Será que Jesus estava mesmo querendo comer alguma coisa? Na verdade, Ele só queria chamar a atenção dos discípulos que ainda não tinham percebido a Sua presença, mas os discípulos não tinham nada para oferecer a Ele, sequer um peixinho. Da mesma forma, quando saímos do centro da vontade de Deus, nossas mãos ficam vazias diante Dele. Até mesmo a nossa oração, o louvor, ou fazer qualquer trabalho para Deus se torna um fardo, nada flui, quando perdemos de vista o propósito do Senhor para nossa vida. Reflita, você tem prazer em orar, adorar a Deus, ou trabalhar no Reino, ou isso é um fardo para você?

Ø Voltando ao centro da vontade de Deus

Pergunte: De acordo com o texto, o que os discípulos fizeram para voltar ao centro da vontade de Deus?

Jesus não havia aparecido aos discípulos para condená-los por suas escolhas erradas, e sim para resgatá-los novamente. O Senhor deu uma ordem aos discípulos (vs. 6) e mesmo sem entender, estes obedeceram a voz do Senhor, e porque obedeceram tiveram uma pescaria extraordinária, e porque obedeceram, o entendimento espiritual deles foi renovado e eles começaram a perceber novamente a Presença do Senhor no meio deles, e porque obedeceram, Jesus preparou para eles um banquete e os fez comer em Sua Presença. Eles verdadeiramente se deleitaram na presença do Rei. Se quisermos viver no centro da vontade de Deus, e nos deleitar na Presença do Rei, precisamos entender que temos que abrir nosso coração, e nossos ouvidos espirituais para ouvir a Sua voz e obedecer, mesmo quando não sentimos vontade, mesmo quando não entendemos, essa sempre será a melhor opção, a que nos conduzirá a boa, perfeita e agradável vontade do Pai.

Você deseja desfrutar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus? O Senhor te dá uma nova chance hoje, reavalie a sua vida espiritual, seja sensível para ouvir a voz do Espírito Santo, Ele te convida a caminhar novamente para o centro da vontade do Pai. Se você ainda não tem uma aliança com Jesus hoje é o dia de entregar sua vida a Ele, se você estava afastado hoje é o dia de retornar ao Caminho, você quer fazer isso agora, vamos orar por você!

No amor de Cristo, Apóstola Fabiane Bastos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *