No comments yet

ESTUDO DE CÉLULA – TER UM CORAÇÃO PARA DEUS

Tema: TER UM CORAÇÃO PARA DEUS

TEXTO: Pv 23:26; Sl 16:8; At 13:22

Pergunte aos participantes da célula: Em sua opinião, porque Davi foi chamado de um homem segundo o coração de Deus?

O Senhor Deus é realmente dono de seu coração? O Senhor governa totalmente a sua vida? Depois de Jesus, o nome mais citado na Bíblia, é o nome de Davi, chamado por duas vezes de homem segundo o coração de Deus. Será que foi um homem que nunca errou? Na verdade, Davi cometeu erros graves, talvez nós, não tenhamos cometido erros tão graves quanto os de Davi, porém, ele era um homem que não se esquivava de seus erros diante de Deus e dos homens. Davi era um homem que não transferia suas culpas e responsabilidades, era transparente, assumia suas falhas e as confessava, entrava em profundo arrependimento, mesmo com todo poder que possuía por ser rei, era desprovido de argumentações quando cometia seus erros possuía um coração transparente para com Deus, tinha um coração totalmente entregue para O Senhor, era um homem em sintonia com Deus.

Quem é o dono de nosso coração? (Pv 23.26)

Pergunte: Em sua opinião, o que é ter um coração governado por Deus?

Se existe algo em nossas vidas que realmente interessa ao Senhor, é o nosso coração. Quando Deus pede nosso coração, ele não se refere a um simples pedaço de carne, mais sim àquilo que domina nosso corpo, a natureza interior, a mente ou pensamentos íntimos, os sentimentos ou emoções, os impulsos profundos e até mesmo a vontade.

A Palavra Senhor na Bíblia significa dono. Deus realmente quer possuir por completo o nosso coração, quando o Pai domina por completo o nosso coração, as demais coisas que fazem parte de nossa vida estarão sujeitas e obedientes a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. Veja, quando entregamos por completo nosso coração ao Senhor, os nossos olhos se abrem e podemos enxergar de maneira clara os retos caminhos do Senhor. A Bíblia diz, que quem anda na luz, não tropeça, andar nos caminhos de Deus é ter a garantia de alcançar as promessas que Ele tem para cada um de nós.

Davi era assim, seu coração era dominado por Deus, podemos perceber por aquilo que a Bíblia descreve em relação a Davi que seu coração tinha um Dono, O Senhor. Lendo os Salmos, também percebemos Davi entregando continuamente seu coração ao Senhor, colocando sempre o Senhor a sua frente, uma dependência completa a Deus.

Nosso coração é precioso para Deus (Pv 4.23)

Este texto revela a preciosidade que a vida do filho vale para o PAI. De tudo que se deve guardar, guarde o seu coração, nosso coração vale mais do que muitas coisas que estão diante de nossos olhos, pois no coração é que surgem as motivações, os sonhos e a força para lutar por nossas conquistas. Ao mesmo tempo, é também no coração que podem surgir as más intenções, as más interpretações, o pecado e o engano. É como se o coração fosse a direção de um carro que o guia para onde desejar. Por saber que o coração é enganoso, (Jr 17:9),

podemos ser levados para lugares perigosos, colocando em risco a nossa vida em diversos aspectos. Porém quando nos dispomos a guardar o nosso coração colocamo-lo nas mãos do Senhor para que essa direção seja dEle e não nossa, tornando-nos seguros em nossa caminhada.

Chegou a hora de um alinhamento completo de nossos corações com o coração de Deus, chegou a hora de vivermos uma nova medida de graça em nossas vidas. Entregue hoje seu coração por completo nas mãos do Pai, faça como Davi treine dia após dia a sua mente, colocando O Senhor na frente de cada decisão que irá tomar, de cada situação que esteja vivendo, permita que Ele lhe conduza por completo.

Continua…

Ap. Alexandre Bastos

5.APELO – Se houver visitantes, convide-os a entregarem sua

Post a comment