No comments yet

Estudo de Célula – Tempo de avançar

Tema: Tempo de avançar

Pergunte: Qual área de sua vida, você deseja obter mais avanços neste ano de 2018?

Texto: Ex. 14:10-31

Iniciamos este ano debaixo de declarações proféticas sobre nossa vida e família, e temos como decreto que 2018 é o ano de avançar, crescer e multiplicar. Que esse tema venha entrar em nosso coração, de forma que venhamos nos mover, e cheguemos em dezembro, e possamos testemunhar, de fato, que esse decreto se tornou uma realidade em nossa vida.

Lemos neste texto de Êxodo que, Moisés e o povo de Israel estavam diante de uma situação muito complicada, o exército egípcio vinha furioso para atacá-los, e eles não tinham para onde fugir, visto que o mar estava diante deles. O povo temeroso começou a clamar ao Senhor, outros começaram a reclamar. Mas a ordem de Deus a Moisés foi: Por que clamas a mim, diga ao povo que marche! Podemos compreender através desta e de muitas outras passagens bíblicas, que Deus deseja se mover em nossa vida, realizar coisas que aos nossos olhos parecem impossíveis, mas espera que nós venhamos dar os primeiros passos, que nós venhamos nos mover em fé, para que Ele se mova manifestando o Seu poder. Portanto, se desejamos alcançar avanços significativos neste ano temos que compreender pelo menos 2 coisas:

1- Nossa fé será desafiada

Pergunte: Você consegue perceber quando a sua fé está sendo desafiada? O que você costuma fazer nesses momentos?

Deus deu uma ordem para Moisés: Diga ao povo que marchem! A ordem era simples? Muito! Mas era ilógica? Muito!

Deus ordenou que Moisés levantasse sua vara e sua mão para que o mar se abrisse. Era fácil levantar a vara e a mão? Claro que sim! Mas a ordem era ilógica? Claro que sim!

Deus não trabalha com a lógica humana e sim com a fé. Os homens e mulheres que escolhem submeter a sua lógica humana à fé são aqueles que provam o sobrenatural e são facilitadores para que muitas outras pessoas experimentem os milagres de Deus.

Deus levantou Moisés para ser um libertador na sua geração. Moisés foi criado como príncipe, pela filha de Faraó, recebeu a melhor educação, tinha os melhores manjares, mas isso não levou ele a uma acomodação, porque ele sabia que nascera com um propósito divino. Porém, antes de Moisés se tornar o libertador do povo hebreu, sua fé foi muito desafiada, ele precisou enfrentar seus medos, precisou enfrentar desafios para crescer na fé, e isso não foi fácil para ele, mas ele fez a sua escolha. Moisés teve que enfrentar Faraó, anunciar a ele cada uma das 10 pragas sobre o Egito, imagine quão dura foi essa tarefa! Moisés escolheu avançar no seu propósito, e para isso precisou vencer as suas limitações.

Precisamos estar atentos para perceber quando nossa fé está sendo desafiada, seja nas pequenas ou nas grandes coisas. Muitas situações que acontecem em nossa vida, vem para testar a nossa fé, porque Deus quer nos levar para dimensões maiores, porque Deus quer que avancemos em determinadas áreas de nossa vida. Qual a sua escolha diante dos desafios que testam sua fé?

2- Teremos que agir no momento oportuno

Tudo que Deus esperava para manifestar o milagre era que Moisés agisse. Deus pergunta: Porque clamas a mim? Diga ao povo que marche! Não era mais momento de clamar, muito menos de reclamar, era o momento de colocar a fé em ação, de agir. Existem momentos de orar, existe o momento de esperar, mas para avançar precisamos agir no momento da oportunidade.

Moisés já havia enfrentado diversos desafios no Egito, ali sua fé foi provada e aprovada. Quando o povo começou a reclamar por causa da situação, ele mandou o povo se aquietar e não temer, e confiar no livramento que Deus traria sobre a vida deles. Moisés ouviu a ordem de Deus e agiu. Levantou sua vara e sua mão, e a parte mais difícil foi Deus que fez, abrindo o mar, fazendo seu povo atravessar a seco.

Moisés fez algo simples, mas que exigia fé, e por isso todo o povo do Israel recebeu livramento, e viveram uma experiência sobrenatural, viveram o milagre, foram libertos de 400 anos de escravidão, tiveram a oportunidade de viver como pessoas livres.

A fé sempre nos levará a uma ação. Foi pela fé que céus e terra foram criados. Abrão saiu de sua terra e parentela, indo para uma terra desconhecida, movido pela fé em uma ordem divina. Noé construiu uma arca para salvação, movido pela fé na ordem divina. A rainha Ester arriscou a própria vida entrando na presença do Rei Assuero para interceder pelo povo de Israel, movida por fé. E o que dizer de Davi que enfrentou o gigante Golias e o venceu, movido por uma fé incondicional no Deus de Israel? Os discípulos de Jesus depois que receberam o Espírito Santo, começaram a anunciar o evangelho ousadamente por todos os lugares, movidos pela fé.

Para refletir: E nós? O que temos feito diante da ordem divina? Certamente você já recebeu direcionamentos divinos para crescer em várias áreas da sua vida. E o que você tem feito a respeito disso? Está agindo? Está se movendo diante da Palavra de Deus?

Finalize orando com todos os discípulos para que todos tenham avanços significativos neste ano de 2018

Deus abençoe, que esse seja um ano de avanços extraordinários em sua vida!

Apa. Fabiane Bastos

Post a comment