ESTUDO DE CÉLULA – SEJAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO!

Tema: SEJAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO!

Texto: I Co 16:9; Efésios 1:13,14; 5:15-21

Pergunte aos participantes da célula: Em sua opinião, existe alguma diferença entre ser habitação do Espírito Santo e ser cheio do Espírito Santo? O que você acredita que é ser uma pessoa cheia do Espírito Santo?

O Espírito Santo é verdadeiro um presente do Pai para os Seus filhos, em I Co 6:19 a Palavra diz que somos templo do Espírito Santo, embora o Senhor seja grande e poderoso, Ele escolheu fazer morada em nós, a partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo.

Em Efésios 1:13,14, a Palavra nos ensina que o Espírito Santo é o selo de Deus em nossa vida, Ele é a garantia da nossa salvação, assim como uma carta precisa estar selada para chegar ao seu destino, assim também nós, só poderemos ser salvos se o Espírito Santo estiver habitando em nós. Todas as pessoas podem se tornar habitação do Espírito Santo, a partir da experiência do novo nascimento, e até receber uma medida de enchimento do Espírito Santo, mas a plenitude do Espírito Santo na vida de um homem é resultado de uma vida guiada pelo Espírito Santo!

“Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”

A embriaguez deixa a pessoa sem o controle de si. Muitas pessoas ao ficarem embriagadas falam coisas que não devem, fazem coisas que teriam vergonha de fazer em seu estado sóbrio, muitas vezem envergonham sua família e a si mesmas, porque perdem o controle de suas ações. Quando o Apóstolo Paulo diz: não vos embriagueis com vinho, onde há contenda, podemos compreender que a questão que ele quis enfatizar aqui não era apenas a proibição em ficar embriagado com vinho, por isso ser um pecado, mas nos levar a compreender que devemos ser cheios do Espírito Santo de tal forma que o controle de nossa vida fique totalmente nas mãos Dele. Ao sermos cheios do Espírito Santo podemos sentir uma alegria incomparável, vontade de chorar de emoção, e até arrepios, mas a verdadeira evidência de uma pessoa cheia do Espírito Santo é demonstrada em sua conduta diária. Quando estamos cheios do Espírito Santo, já não é mais o nosso ‘eu’, a ‘nossa vontade’ que está no comando, e sim a vontade do Senhor. Quando estudamos o contexto deste assunto, vamos perceber anteriormente o Ap. Paulo exortando os cristãos a viverem nesta terra de forma prudente, com uma conduta diligente, cuidadosa, sábia, que glorifique o nome do Senhor. Mas essa conduta sábia, prudente, essa vida de santidade, só conseguiremos desenvolver se formos homens/mulheres cheios do Espírito Santo de Deus.

Pergunte aos participantes da célula: De acordo com Efésios 5:18-21, qual são os elementos chaves para termos uma vida cheia do Espírito Santo?

ü “Falando entre vós com salmos, e hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”

Pergunte: Quando você para diante de um noticiário e ouve notícias de tragédias, calamidades, qual é o primeiro sentimento que vem ao seu coração?

Toda espécie de sentimentos ruins, não é verdade? E quando você começa a cantar louvores ao Senhor de todo o coração, o que você sente? Provavelmente você sente paz, alegria, é tomado pelo

amor de Deus, porque você está fazendo aquilo que agrada o coração do Pai, e assim você está atraindo a glória de Deus sobre sua vida. Uma das melhores estratégias para permanecermos diariamente cheios do Espirito Santo é manter nossos lábios, nossa mente e coração ocupados com a Palavra de Deus. Comece a fazer isso logo pela manhã, ao acordar, que seus primeiros pensamentos sejam voltados para o Senhor, que você leia a Palavra e fique meditando Nela durante o dia, que você compartilhe sobre o amor de Deus com outras pessoas, que em seus lábios sempre tenha um louvor ao Senhor, mesmo nos momentos difíceis.

ü “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai”

Sabia que você é cheio do Espírito Santo de Deus quando cultiva uma vida de gratidão? Isso é o que a Palavra nos ensina. Mesmo quando estamos passando por tribulações, mesmo quando as finanças não estão indo bem, mesmo se estivermos passando por problemas na família, mesmo quando as coisas não saem do jeito que esperávamos, precisamos ser gratos a Deus. Uma vida de gratidão alegra o coração de Deus. Podemos ser tentados a reclamar das pessoas, a reclamar das situações, a reclamar da vida, do emprego, da crise, mas quando decidimos simplesmente agradecer por aquilo que já temos, que já conquistamos, somos tomados pela paz, pelo amor de Deus, pela presença do Espírito. Experimente fazer isso, demonstre gratidão a Deus e às pessoas, você estará criando uma atmosfera onde a glória de Deus pode se manifestar.

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor”

Pergunte aos participantes: O que você entende por sujeição?

Essa palavra parece não soar muito bem aos nossos ouvidos, pois muitos de nós fomos criados com o pensamento de que devemos sempre devemos estar por cima, que ninguém pode nos subjugar. Mas essa sujeição bíblica fala de tratarmos nossos irmãos com o devido respeito e a devida honra, tendo consideração uns pelos outros. É estar com o coração disposto a ouvir e obedecer às instruções daqueles que foram colocados em nossa vida para nos discipular, para nos pastorear. Isso é agradável diante de Deus, isso nos torna pessoas mais semelhantes a Jesus, pois este, mesmo sendo Deus, tinha um coração submisso ao Pai, um coração disposto a servir e amar o próximo. Praticar esse princípio, de sujeição, nos leva a nos esvaziarmos de nós mesmos, dando assim oportunidade para que o Senhor venha nos encher da sua unção.

A ordem do Senhor para nós é Enchei-vos do Espírito!! Se o Espírito Santo habita dentro de nós, não existe razão para vivermos uma vida nesta terra vazia, sem graça, existe um poder sobrenatural que pode fluir em nossa vida e através de nossa vida. Decida viver uma vida extraordinária nesta terra. Quando estamos cheios do Espirito Santo, nada nos paralisa, nos tornamos pessoas ousadas em Deus, conquistadores de sonhos, de promessas. Que todos os dias venhamos tomar essa decisão, de ser um homem/mulher cheio do Espírito Santo!!

No amor de Cristo,

Seus pastores, Alexandre e Fabiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *