No comments yet

ESTUD DE CÉLULA – CRESCENDO E PROSSEGUINDO EM CONHECER A DEUS

Tema: CRESCENDO E PROSSEGUINDO EM CONHECER A DEUS

TEXTO: 2 Pe 3:18

Pergunte para os participantes da célula: Em sua opinião, porque é importante crescermos no conhecimento de Deus?

A Palavra de Deus em diversas passagens nos lembra a importância de crescermos no conhecimento do Senhor. Crescer é uma necessidade fundamental de todo ser humano. Quando olhamos para a vida natural, percebemos quão fundamental é o crescimento. Quando um bebê nasce, logo vem a preocupação em dar a ele os primeiros cuidados, alimentá-lo adequadamente, porque disso depende o seu bom desenvolvimento. Quando existe negligência dos pais, ou dos responsáveis pela criança nestes cuidados, ela pode sofrer as consequências, como desnutrição, doenças diversas e até o óbito. O crescimento acontece naturalmente na vida humana, quando existem os cuidados e alimentação adequados. Assim também nossa vida espiritual precisa de atenção da nossa parte, cuidados, uma alimentação espiritual adequada para crescermos de forma saudável no conhecimento de Deus e de sua vontade para nossas vidas.

1- Conhecendo e prosseguindo em conhecê-Lo (Os 6:3)

Pergunte: Conhecer e prosseguir em conhecer a Deus…o que você entende nessa ordem?

Existe um ditado popular que diz que só conhecemos uma pessoa, de fato, quando comemos um quilo de sal com ela. Um relacionamento superficial não gera intimidade entre duas pessoas, apenas um relacionamento próximo e constante. Da mesma forma somente um relacionamento íntimo, diário, constante, nos levará a conhecer profundamente Deus que servimos.

Prosseguir indica uma ação de continuidade, uma ação de avançar. Você é quem decide até onde deseja crescer em Deus. Quando você acha que já está suficiente o seu crescimento, e deixa de buscar mais de Deus, então seu crescimento fica paralisado e até mesmo aquilo que você conquistou pode cair no esquecimento e ser perdido. Tudo que não é alimentado tem a tendência a enfraquecer. Não fique parado no meio do caminho, não estagne! Deus quer te levar a novas dimensões!

A nossa busca à Presença de Deus, provoca a chuva dos céus a nosso favor! A chuva é sinal de benção, de prosperidade, de abundância na Bíblia, quando conhecemos e prosseguimos em conhecê-LO, assim como é certo o romper da manhã, também o será a sua vinda a nós como a chuva que rega a terra, trazendo bênçãos e vitórias sobre nossa vida!

2- O Conhecimento de Deus nos leva a produzir frutos – 2 Pedro 1:1-11

Pergunte: De acordo com o texto, o que pode nos deixar ociosos e infrutíferos?

O Ap. Pedro inicia este capítulo declarando que a abundância do favor e a paz especial de Deus nos são acrescentadas através do conhecimento do Senhor. E conforme conhecemos a Deus, precisamos aplicar as suas verdades em nossa vida. A negligência em desenvolver o fruto do Espírito em nossa vida, pode nos levar a uma vida cristã ociosa e infrutífera, conforme a Palavra

nos diz em 2 Pe 1:8. A fé deve ser mais do que apenas a convicção em relação a certos fatos; deve resultar em ação, no desenvolvimento do caráter de Cristo em nós, e na prática de uma disciplina moral. Caso contrário, ela morrerá. Uma vida de fé nos leva a conhecer melhor a Deus, e desenvolver frutos, como o domínio próprio, a perseverança, a santificação e o amor ao próximo. Estas ações não têm início automaticamente, elas exigem um trabalho árduo de nossa parte. E não são opcionais, todas elas devem fazer parte continuamente da nossa vida cristã. A Palavra diz que Deus nos dá a capacidade e o poder necessário, porém nós temos a responsabilidade de aprender e crescer. Nossa fé deve ir além daquilo em que cremos, deve-se tornar uma parte dinâmica de tudo o que fazemos, resultando em bons frutos e na maturidade espiritual.

Deus tem nos dado grandíssimas e preciosas promessas, nos fazendo participantes da sua própria natureza divina, isso quer dizer que temos a graça e o poder de Deus disponíveis a nós para vivermos uma vida que glorifique ao nome do Senhor, cheia de bons frutos, de boas obras. Por isso está em cada um de nós a decisão de cada dia mais buscar o conhecimento de Deus, da Sua vontade, e de aplicar a Sua vontade em nossa vida. Fazendo isto, tanto cresceremos na graça e no conhecimento de Deus, como obteremos autoridade e poder para termos uma vida vitoriosa, vencendo todas as ciladas do inimigo contra nós e realizando a obra de Deus nesta terra.

Gancho evangelístico: Deus quer manifestar o grande amor dele em nossas vidas, para isso precisamos dar o primeiro passo, um passo de fé, confessando que Jesus é o Senhor e Salvador de nossas vidas, entregando nosso coração a Ele, quantos desejam fazer essa entrega hoje?

Deus abençoe,

Apóstola Fabiane Bastos

Post a comment